Você provavelmente já deve ter escutado sobre o que é email marketing por aí. Mas para que ele serve? O termo é amplamente conhecido no mundo do marketing e não é raro vê-lo em matérias e posts pela internet. Mas ainda que você não faça parte do mundo marketing, o email marketing faz parte da sua vida e pode afetar diretamente seus hábitos de compra ou as vendas da sua empresa. Neste post, explicaremos o que é o email marketing, te contaremos como e porque ele é utilizado e quais são suas variantes.

O que é email marketing?

O email marketing é, em essência, o uso das ferramentas de email para enviar mensagens publicitárias. Ou seja, publicidade por email. Segundo diversas pesquisas, mais de 90% dos usuários da internet têm contas de e-mail que lhes permitem receber um número quase ilimitado de mensagens instantaneamente. Só no Brasil, quase 70% das pessoas acessam a internet. Nos Estados Unidos, esse número sobe 80%. Só com essas informações, já fica fácil dizer que o email é umas maneiras rápidas, baratas e fáceis de se ganhar dinheiro por internet. Por isso, o email marketing é umas das técnicas preferidas das marcas para promover seus produtos e serviços a seus clientes e potenciais clientes.

Além disso, o email é uma ferramenta flexível, capaz de suportar diferentes tipos de mensagem: desde simples anúncios a pacotes multimídia, com vídeos e gifs animados. Isso permite que as marcas possam adaptar o teor da mensagem do email markerting segundo o produto ou serviço promocionado. Alguns emails marketing são apenas texto, enquanto outros incluem imagens, vídeos ou links. Se você tem uma marca de moda, por exemplo, pode enviar um email marketing à sua base de clientes com as novidades da semana. Caso tenha um site, pode enviar as notícias mais lidas e os conteúdos mais compartilhados. Se você tem uma agência de viagens, pode apresentar, a cada semana, um novo destino oferecido pela sua empresa. O importante é atrair a atenção do seu cliente para que ele se envolva com o conteúdo, se aproxime da marca e realize uma compra. A maneira para se ter sucesso com o email marketing é criando um bom conteúdo e fisgando seu cliente através dele.

Outra grande vantagem do email marketing quando comparado com outras formas de publicidade online é que ele permite que que os profissionais de marketing enviem mensagens direcionadas. Os anúncios impressos, de rádio e de televisão são transmitidos sem esse “filtro” e acabam chegando a consumidores que não têm interesse no produto ou serviço oferecido. Com a personalização oferecida pelo email marketing, é possível criar anúncios específicos para cada grupo de clientes e usar mensagens diferentes para cada segmento. É possível, por exemplo, criar emails para clientes de longa data, para aqueles que acabam de realizar a primeira compra ou para aqueles que visitaram o seu site mas foram embora sem levar nada. As marcas e empresas podem optar por gerenciar suas próprias campanhas de email marketing ou podem escolher entre as diversas plataformas que oferecem esse tipo de serviço. Essas plataformas fornecem ferramentas simples que permitem que as empresas gerenciem suas listas de email, criem anúncios e acompanhem a frequência com que são acessados. As grandes empresas, que podem chegar a enviar dezenas de emails diários para milhares de clientes diferentes costumam utilizar essas plataformas para gerenciar o processo e maximizar lucros.

Qual é o benefício do email marketing em relação a outros métodos de marketing?

O email marketing permite que você alcance uma grande quantidade de usuários, mesmo que eles não estejam nas redes sociais. Além disso, uma pesquisa realizada por uma plataforma de e-commerces brasileiros, constatou que 61% das empresas conseguem até 20% do faturamento por meio do e-mail marketing. Se você está considerando ganhar dinheiro por internet com a sua marca e ainda não está utilizando o email marketing, você deveria começar a pensar sobre isso agora mesmo.

Outro benefício do email marketing é a facilidade na hora de acompanhar os resultados e realizar testes para saber que tipo de conteúdo funciona ou não com seus clientes. Como todos os dados podem ser rastreados pelos softwares das plataformas, é possível saber quem abriu o email, quem clicou no click e quem realizou alguma compra.

Além disso, o retorno financeiro para quem escolhe o email marketing como técnica de marketing costuma ser alto já que os custos da campanhas são baixos se comparados com outras modalidades. Como já existe uma lista de emails de clientes, não é necessário gastar dinheiro em técnicas para atingir o público-alvo. Já está tudo ali. Você já sabe quem são as pessoas que autorizaram esse tipo de contato por email e isso barateia todo o custo da campanha, fazendo do email marketing uma das opções mais baratas para se ganhar dinheiro na internet.

Um ponto importante nisso tudo é que, hoje em dia, mais de 60% de todos os emails são abertos através de smartphones ou tablets. Portanto, se você ou sua marca pretendem lançar uma campanha por SMS para atingir esse público, veja se o email marketing não é uma melhor opção. O sistema de funcionamento é bem parecido mas você ainda tem a possibilidade de alcançar os usuários que estejam em desktop e ser menos invasivo. Além de faturar com os usuários de smartphones, você ainda lucra com a internet. Embora o e-mail marketing seja frequentemente usado em conjunto com outras formas de marketing, como anúncios em redes sociais e até mesmo anúncios de TV ou impressos, ele tem seu próprio conjunto exclusivo de vantagens.

Digamos que você tenha um e-commerce e esteja promocionando seus produtos. Ao postar sobre eles nas redes sociais, nem todos os seus seguidores verão seu conteúdo. Sem investir nada em publicidade, calcula-se que apenas cerca de 1% dos seguidores verão seu post no Facebook e 6% verão seu post no Instagram. Já com o email marketing, você tem certeza que todos os clientes da sua lista de emails irão receber o seu anúncio.

Outra grande diferença entre o email marketing e outras formas de marketing é que as pessoas geralmente têm interesse em receber promoções por email e até esperam por isso. Todas as pessoas que autorizaram a comunicação através de email, mesmo sem saber o que é email marketing, pretendem receber algum tipo de informação da empresa. Nas redes sociais, TV ou revistas, o usuário não pediu para ver um anúncio e existem muitas possibilidades de que ele seja ignorado. No caso do email marketing, os clientes estarão abertos a receber um cupom de desconto, a notícia de uma nova promoção, ou qualquer novidade sobre a sua empresa.

Tipos de email marketing

  • Boletins informativos – São emails regulares enviados a uma lista de assinantes que optaram por receber atualizações de uma empresa. Os boletins informativos geralmente não têm mensagens de vendas explícitas. Eles têm como objetivo o relacionamento entre cliente e marca e, por isso, usam uma linguagem mais informal para comunicar notícias que interessem ao cliente. Assim é possível estabelecer um vínculo até mesmo quando o cliente não está comprando nada.
  • Emails transacionais – São os emails enviados após ações previamente definidas. Por exemplo, quando um cliente compra um produto ou faz uma reserva, um email é enviado confirmando a operação. Ele serve para profissionalizar o setor, dando uma garantia aos clientes e usuários, o que também é email marketing. É comum que muitos dos emails transacionais contenham algum tipo de anúncio com cupons de desconto para a próxima compra e novas mensagens de venda. Um email deste tipo é valioso porque dificilmente ele não será aberto pelo cliente.
  • Emails diretos – São usados para informar os clientes sobre novos produtos, vendas e ofertas especiais. Eles fornecem aos clientes informações diretas sobre os produtos e geralmente fornecem também um link ou outra maneira fácil para que os clientes possam acessar o produto. Eles são semelhantes aos cupons, catálogos e panfletos de vendas que costumavam ser enviados pelos correios antigamente, o que é email marketing antes da internet se pensarmos bem.
sello confianza online

Copyright © iBrands Medios Interactivos 1999 - 2016