Você está interessado em entrar de vez no mercado da criptomoeda e quer aprender mais sobre o assunto? Pois, bem-vindo ao nosso guia sobre criptomoedas! Neste post você irá aprender o que é, de onde vem e como utilizar os diferentes tipos de moedas digitais disponíveis, além de conhecer suas vantagens e desvantagens.

Os proprietários de criptomoedas, especialmente aqueles que estão desde o início operando neste mercado, conhecem bem o valor e a volatilidade desse segmento. Basta olhar para o Bitcoin, a mais famosa das moedas digitais. Ela estava estagnada, considerado uma moeda quase valor, e disparou a um preço de 20 mil dólares em dezembro de 2017. Desde então, sua cotação caiu significativamente, mas restou a lição: se antes as criptomoedas eram uma piada, agora elas são uma verdadeira força econômica e o Brasil é um dos cinco países com mais usuários de Bitcoin e criptomoedas no mundo.

As criptomoedas intrigam alguns, afastam outros e seu conceito, provavelmente, confunde muitas pessoas. Enquanto alguns pensam que elas são a onda do futuro, outros descartam seu uso e a consideram uma “moda”. Há ainda quem acredite que a criptomoeda e a tecnologia por trás dela podem mudar o mundo para melhor e quem veja sérias brechas de segurança nos processos.

Se você está apenas querendo entender o básico do mundo das criptomoedas, existem certos conceitos que você precisa conhecer.

O que é criptomoeda?

Como o dinheiro, uma criptomoeda é um meio de troca. No entanto, a criptomoeda é virtual ou digital, o que significa que não há moeda ou nota física. A parte “cripto” do nome vem do fato da tecnologia das criptomoedas usar a criptografia para proteger e verificar as transações. Além disso, uma característica comum de muitas criptomoedas é a sua natureza descentralizada: enquanto as moedas típicas são emitidas em um banco central, as criptomoedas não incluem intermediários e funcionam em um sistema de peer-to-peer, onde todos operam de igual para igual. Essa descentralização é considerada um dos principais benefícios das moedas digitais, pois pode aumentar a velocidade das transações e permitir que os usuários evitem taxas cobradas por bancos e outras instituições financeiras mais tradicionais. Entre as criptomoedas mais utilizadas atualmente estão Bitcoin, Ripple, Ethererum e LiteCoin. No entanto, o Bitcoin continua a ser a maior e mais famosa criptomoeda.

O que é o Bitcoin?

O Bitcoin, criado em 2009, é conhecido mundialmente como a primeira criptomoeda descentralizada. Ele é também a primeira criptomoeda a ter seu futuro negociado na bolsa de valores. Quem tem Bitcoins pode usá-los como qualquer outra moeda em milhares de locais do mundo todo.

No entanto, o Bitcoin atraiu atenção generalizada não apenas pelo aumento de sua popularidade como criptomoeda mas também pelo que seja talvez sua maior inovação: a tecnologia blockchain.

Em termos mais simples, o blockchain é um tipo de livro de registros público e digitalizado. O Bitcoin então usa essa tecnologia para obter informações sobre quanto há de criptomoedas e quem a possui e todos os usuários são detentores desses dados.

Assim, quando uma transação Bitcoin é feita, a moeda é transferida entre as partes como em um livro de informações que é adicionado à cadeia histórica de dados de transação. Este “livro” é um arquivo público e qualquer um pode baixar uma cópia. No entanto, as identidades dos envolvidos são criptografadas e esse recurso está entre as muitas razões pelas quais a criptomoeda é elogiada.

Como posso comprar e usar criptomoedas?

O mercado de criptomoedas é volátil, com taxas de câmbio que podem flutuar descontroladamente por dia e, às vezes, por hora. O Bitcoin é a mais conhecida e mais valiosa criptomoeda existente, mas há muitas outras para explorar se você que ganhar dinheiro por internet com moedas digitais.

Quando você compra ou recebe uma criptomoeda, você recebe também uma chave digital para o endereço dessa moeda. Você pode usar essa chave para acessar, validar ou aprovar transações. Essa chave deve ser mantida em uma carteira digital de criptomoeda, um local seguro criado especialmente para isso. Existem vários tipos de carteiras digitais para escolher: carteiras de desktop, como o software cryptonator; carteiras online que armazenam seus dados como Coinbase ou Circle, carteiras para smartphones, aplicativos que armazenam e criptografam suas informações e carteiras que são USB’s específicos para armazenar bitcoins.

Prós e Contras das criptomoedas

Prós

Transparência: as transações criptografadas das criptomoedas estão protegidas mas são registradas e monitoradas. Cada transação está disponível para verificação por todos em uma rede blockchain, diminuindo a possibilidade de fraude.
Controle pessoal: a criptomoeda é uma moeda descentralizada. Isso significa que não existe uma autoridade central que regule seu dinheiro, assim como seu valor.
Acessível a todos: qualquer pessoa com acesso a internet pode comprar criptomoedas. Não há regras sobre quem pode ou não acessá-las. Isso oferece novas opções a pessoas que moram em países com serviços financeiros limitados.
Custos de transação baixos: as transações são executadas automaticamente e levam apenas alguns segundos para serem concluídas. Além disso, quando comparado a outros sistemas de pagamento eletrônico, as criptomoedas geralmente tendem a ter custos de transação mais baixos.

Contras

Instabilidade: as criptomoedas são conhecidas por terem alta liquidez. Os preços mudam com freqüência e às vezes com margens muito altas. Você pode obter lucros enormes quando o preço de uma determinada moeda dispara ou perder muito se os preços caírem de maneira repentina.
Não há como recuperá-la: se alguém rouba suas criptomoedas ou se você as perde em uma transação errada, não há como recuperá-las.
Crimes virtuais: o anonimato faz das criptomoedas um refúgio para os criminosos operarem sem serem identificados. Há muitas preocupações de que o Bitcoin possa ser usado por criminosos para executar atividades ilegais, como financiamento de terroristas e lavagem de dinheiro.

A criptomoeda é legal?

A legalidade das criptomoedas varia de país para país e as definições continuam mudando em muitos locais. Países como Austrália, Bahamas, Bielorrússia, Bulgária, Canadá, EUA e Reino Unido adotaram o uso de criptomoedas, enquanto países como Egito, Argélia, Nepal, Iraque, Bolívia, Marrocos e Paquistão baniram completamente seu comércio e uso.

Este é um guia básico e geral sobre os fundamentos das criptomoedas. Se você está interessado em saber mais, pesquise e se informe o máximo possível antes de dar os primeiros passos nesse mundo. Boa sorte!

sello confianza online

Copyright © iBrands Medios Interactivos 1999 - 2016