Apenas algumas décadas atrás, a grande maioria das oportunidades de trabalho em casa estava longe de ser lucrativa. Antes do boom da internet, era muito mais difícil diferenciar as boas oportunidades de trabalho dos golpes. Em 2019, trabalhar na internet já é uma realidade ainda que alguns golpes estejam acontecendo na praça (falaremos sobre eles mais abaixo). Melhorias na tecnologia e a chegada das redes sociais deram início a uma nova onda de empregos online que podem chegar ser a única fonte renda de muitas pessoas.

Um estudo de 2017 do site de trabalhos freelance Upwork previu que mais da metade da força de trabalho na próxima década será freelance, citando o fato de que quase 50% dos millennials já são freelancers. Se você pretende trabalhar na internet no conforto na da sua casa neste ano, conheça alguns dos trabalhos mais requisitados nas diferentes plataformas.

Tradutor

A maioria dos tradutores passaram a trabalhar na internet e em casa, muitas vezes sob prazos apertados. Embora alguns precisem de um diploma de bacharel, o requisito mais importante para os tradutores é, obviamente, a fluência em pelo menos dois idiomas. A maioria dos trabalhos disponíveis online se divide entre as seguintes indústrias: serviços profissionais, científicos, técnicos, serviços educacionais e serviços públicos. Os tradutores que desejem trabalhar na internet podem encontrar trabalhos de tradução freelance em grandes empresas, como o Airbnb, e também trabalhos para empresas menores, como aplicativos para celular que necessitam traduzir sua app para diferentes idiomas.

Teste de sites e aplicativos

Você adora opinar sobre o que funciona e o que não funciona na internet e vive baixando novos aplicativos para o seu celular? Então você pode ser perfeito para uma “carreira” em testes remotos de usabilidade. Na verdade, não há uma carreira propriamente dita a ser seguida, mas ao trabalhar na internet como avaliador, você pode conseguir alguns trabalhos extras de revisão de sites ou de aplicativos móveis que ainda estão em desenvolvimento. Você nem precisa necessariamente ter muito conhecimento sobre internet porque alguns desenvolvedores querem justamente o ponto de vista de um iniciante. Os avaliadores de usabilidade são solicitados a realizar testes com base em seu perfil demográfico (educação, conhecimentos de internet, idade, uso de redes sociais, etc.) e então recebem perguntas para resolver ou tarefas para executar, como registrar-se em um site e dar feedback online. Geralmente, os testes demoram até 20 minutos e o valor pago pode variar, chegando a USD10 por avaliação.

Pesquisas online

A maioria das empresas busca conhecer seu consumidor a fundo para desenvolver um produto ou serviço que atenda perfeitamente às suas necessidades. Entendendo melhor seu cliente em potencial, essas empresas podem também melhorar os produtos e direcioná-los melhor ao seu público-alvo. Para isso, é necessário entrar em contato com esse grupo através de pesquisas e esses é um dos trabalhos mais simples para quem quer trabalhar na internet em casa, já que não requer experiência nenhuma. Existem muitos tipos diferentes de pesquisas que você pode realizar. Em pesquisas de opinião, você irá responder a perguntas sobre seus hábitos de compra para que as empresas possam melhorar suas estratégias de marketing. Os participantes das pesquisas geralmente são pagos em dinheiro via PayPal ou com pontos que podem ser resgatados por cupons. Apesar de não ser um trabalho em tempo integral, as pesquisas são uma boa maneira de ganhar dinheiro por internet.

Escritor freelancer

Mais do que nunca, os escritores são necessários para redigir notícias, criar conteúdo para sites e aplicativos e criar ideias criativas para as marcas nas redes sociais. Embora os grandes sites tenham uma equipe interna de escritores, um número cada vez maior de publicações vem terceirizando seu conteúdo e contratando escritores e criadores de conteúdo freelancers. Ter experiência garante vantagem na hora de trabalhar na internet, mas existem trabalhos menores que são ideais para quem está começando. Sites como o 99freelas e o Upwork listam posições de freelancers online e, para ser contratado, você provavelmente precisará ter um portfólio do seu trabalho ou pelo menos algumas amostras de texto que você possa incluir em seu currículo.

Funções de data entry (inserção de dados)

Em essência, o data entry significa a inserção de dados alfabéticos, numéricos ou simbólicos no sistema de uma empresa. O operador de data entry pode ter de verificar ou editar os dados à medida que são inseridos ou outra pessoa pode realizar esse trabalho. Os dados poderão estar escritos à mão em formulários ou em arquivos de áudio. A maneira de se trabalhar na internet com inserção de dados pode variar muito de empresa para empresa e de trabalho para trabalho. O mais comum são pequenos trabalhos pontuais para pequenas empresas. Alguns operadores de data entry trabalham para empresas mais tradicionais, que geralmente são empresas de terceirização de processos de negócios. Essas pessoas podem receber uma taxa horária ou por palavra para um projeto inteiro. Há também projetos que paguem por teclas por minutos ou por hora. Esse método faz com que seu pagamento seja altamente dependente de sua velocidade ao digitar. Portanto, se você é muito rápido digitando, trabalhar na internet com inserção de dados pode ser para você.

Atenção aos golpes ao trabalhar na internet

Com o crescimento do mercado de trabalho por internet, cresceu também a atuação de golpistas que tentam se aproveitar do trabalho de outras pessoas Aqui estão alguns alertas comuns para você ficar de olho na hora de procurar um trabalho online:

  • Empresas que prometem uma quantia astronômica por mês mas que, nas letras pequenas do contrato, dizem que irão cobrar uma taxa dos usuários que não chegarem a um valor mínimo de receita mensal.
  • Listagens de empregos falsos em sites legítimos de procura de emprego. Há grupos agindo de má fé e pedindo trabalhos sem pré-requisito algum para logo então desaparecer e não pagar os profissionais envolvidos. Tente sempre procurar as avaliações da empresa ou da pessoa que está contratando (a maioria das plataformas tem esse recurso).
  • Há casos recentes em que os profissionais encontram uma oportunidade que parece boa e entram em contato com o suposto empregador, mas esse contato nada mais é do que um passo para que esta empresa possa vender seu produto aos candidatos (e que usam as vagas como uma propaganda para chegar a profissionais freelancers).

 

sello confianza online

Copyright © iBrands Medios Interactivos 1999 - 2016